quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Luluzinha do Boitatá


Amo o carnaval de rua do Rio. Desde que me mudei pra Cidade Maravilhosa, oito anos atrás, sempre passei o carnaval aqui. São centenas de blocos pra escolher. Tem pra todos os gostos: bloco pequeno, bloco gigante; pra criança, pra velhinho, pra gay; que sai em trio elétrico, que sai em bonde, que concentra mas não sai...

Tem gente que faz da festa uma verdadeira maratona. É que os blocos começam de manhã cedinho e varam a noite, os foliões atrás: de um bloco pra outro, pra outro e pra outro. Já vi gente que faz até tabela, tipo horário de colégio. Das 8 às 10 - Céu na Terra; das 10 ao meio-dia - Rio Maracatu; meio-dia às 2 - feijoada da escola de samba; das 2 às 4 - ensaio do Carmelitas... Assim segue, tentando, nos raros horários vagos, encontrar pelo caminho os blocos que não divulgam horário pra não inchar demais. A noite termina nos showzinhos que rolam na Lapa. Há que se ter resistência, meu amigo!

Só que esse ano eu resolvi deixar de ser mera espectadora saltitante dos blocos para virar uma verdadeira foliona. Daí que eu e Marcio partimos pro Saara, região do centro do Rio onde vende-se de tudo. E baratinho! Voltamos pra casa com uma sacola imensa cheia de chapéus, fru-frus, balangandãs, boás, confete e serpentina. E foi também a primeira vez que eu fui no Cordão do Boitatá, o bloco mais legal que há (mas que desfila às 8 da madrugada, horário incompatível com o meu).

Às sete da matina já estávamos os dois, um árabe e uma Luluzinha cheios de remela e olheiras, dentro do carro, bocejando sem parar, rumo à Praça XV. Abro um parêntese: a idéia de me fantasiar de Luluzinha apareceu meio por acaso. O Marcio estava atrás de um chapéu pra fantasia de malandro. Entramos numa chapelaria super tradicional, de mais de cem anos. E foi lá que eu dei de cara com a boina vermelha. Sempre me disseram que eu era a cara da Lulu. Era só achar um vestidinho vermelho e a fantasia estaria pronta, já que o cabelo já é cacheado, não exigiria nenhuma intervenção. Por incrível que pareça, o mais difícil mesmo foi achar o tal vestido vermelho. Estava quase desistindo (parece que nesse verão só fabricaram vestidos estampados, impressionante!), quando encontrei um perfeito.

Voltando ao bloco: não me arrependi do sacrifício de madrugar em pleno carnaval. Imagine um baile a fantasia no meio da rua. Imaginou? Então viu o Cordão do Boitatá! Peter Pans, Minnies, Brancas de Neve, toda a família Flintstone, o Cascão e a Mônica, um mar de chapéus e perucas coloridas, todo mundo pulando no cordão, apesar da chuva sem trégua que o espírito-de-porco do São Pedro fez cair no Rio o carnaval todinho (por culpa dele, não tenho registro fotográfico da minha fantasia perfeita de Luluzinha, com a boina vermelhinha linda de morrer!).

Depois do Boitatá seguimos a tradição de um bloco atrás do outro e só fui chegar em casa de madrugada. Tudo bem que depois eu peguei uma baita de uma gripe e fiquei em casa nos outros dias. Mas o sábado valeu!

Pensa que o carnaval acabou? Qual o quê! Esse sábado tem o Mulheres de Chico. E eu vou! De Joana Francesa. Me aguarde!





7 comentários:

Vivi disse...

Hum... eu bem que tinha a boina e o vestido vermelhos pra te emprestar!! Já dava pra economizar o da Cirene!! Beijo nela!

Catarina Chagas disse...

Ô, saudades dos seus posts! Os palhaços sobreviventes do circo-hospício sentem falta de você.

E o Boitatá é mesmo o melhor bloco, até eu que não sou chegada já fui e aprovei.

Beijos

barb michelen disse...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is

daniela_resende disse...

Oi, Naninha! Saudades de você!!! Como estão as coisas? Tentei te ligar algumas vezes, mas nunca te acho em casa... Qualquer dia desses, vou ver se consigo, ok? Beijão.

Rosaninha disse...

Nana,
inesquecível Carnaval..
não fui ao bloco, mas te vi de luluzinha num barzinho eletronico pós maratona desse dia rs rs rs
Ah só uma observação, estava linda a Joana Francesa tb!!!
BJs,
Rosana

Rosaninha disse...

Nana,
inesquecível Carnaval..
não fui ao bloco, mas te vi de luluzinha num barzinho eletronico pós maratona desse dia rs rs rs
Ah só uma observação, estava linda a Joana Francesa tb!!!
BJs,
Rosana

Rosaninha disse...

Nana,
inesquecível Carnaval..
não fui ao bloco, mas te vi de luluzinha num barzinho eletronico pós maratona desse dia rs rs rs
Ah só uma observação, estava linda a Joana Francesa tb!!!
BJs,
Rosana