sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Sobre homens e bolsas


Acontece sempre: a moça sai de casa com a bolsa já abarrotada com seus próprios pertences de primeira necessidade. Carteira, chaves, documentos, batom, celular e a lotação da bolsinha já está esgotada – ninguém gosta de ir pra night de maxi-bolsa, né? Só que aí o namorado, ou aquele amigo folgado, pergunta se não dá pra guardar “só a chave, a carteira e o celular” na bolsa dela. E toca a tentar burlar a lei da física que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Resultado: ele sem lenço, sem documento, nada no bolso ou nas mãos, enquanto ela adquire uma escoliose tentando se equilibrar no salto com todo aquele peso.

É para acabar com essa injustiça que eu lanço aqui a campanha pela volta (e permanência) da moda de bolsas para homens. Sim, porque eu me lembro bem que quando eu era criança, homem usava bolsa. Os mais ripongas usavam umas de couro a tiracolo (meu pai era um), mas também tinha umas que pareciam carteiras grandes, as capangas (nome que eu achava muito engraçado na época). Tempos depois veio a moda das hediondas pochetes de Bali. Eram abomináveis, sim, mas atire a primeira pedra quem tem por volta dos 30 anos e não teve seu exemplar da bolsinha indonésia.



Sarah Kay e sua indefectível ankle boot


A verdade é que feio é tudo que não está na moda. Ou alguém usava ankle boots antes, além da Sarah Kay? Com tantos e tão talentosos designers de moda, não é possível que ninguém invente uma bolsa legal, que agrade os homens e que livre as mulheres de carregar as bugigangas deles. Hein, Gilson Martins? Hein, Joana Pegado? Hein, Alexandre Herchcovitch? O desafio está lançado. Homens de bolsa já!

14 comentários:

4rthur disse...

Existe uma bolsa própria para uso masculino:

chama-se carteira.

Nana disse...

4rthur,
Carteira esta que vai sempre parar na bolsa da pobre mulher mais próxima, junto com o celular e as chaves do sujeito.

Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade disse...

Concordo! Eu também sempre carrego os cacarecos!! Minha estratégia é a seguinte: se a noite for dançante, ELE carrega a MINHA bolsa!! (É ou não é, queridão?)

Unknown disse...

....se não pegar a moda da bolsa masculina, pode ser lançada a campanha universal pelo "BOM SENSO", afinal bolsa de mulher não é chapelaria!!!

Unknown disse...

Também concordo, apesar do Alexandre não ser desses que fica pedindo pra carregar os troços.

Cláudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tati disse...

Adoraria essa tal bolsa... No momento, enquanto Hugo Boss não decide que a bolsa masculina é in, vou dizendo "não, não cabe!" Na cara de pau mesmo...

Nana disse...

Vivi,
Vou adotar esse método!

Apoiado, André!

Dani,
Que sorte a sua...

Tati,
Vamos aderir à campanha, menina!

Anônimo disse...

Homem de bolsa é a coisa mais hedionda que existe....tenho mais de 30 e me orgulho de só ter possuído 2 pochetes só para ir em atividades que envolviam arquibancada...e nenhuma de bali.

Homem tem é bolso, mas a chave e o celular até que vai bem na bolsa da acompanhante...Já a carteira é exploração.

urbenauta disse...

Se eu usar pochete... Minha namorada me mata!

Nana disse...

Coliforme,
Chave e celular vão bem na bolsa da acompanhante? Folgado!
Brincadeira... Seja bem vindo ao Nananinaninha!

Urbenauta,
Também acho pochete uma coisa horrorosa. Por isso a campanha pela criação de BOLSAS para homens.

Natália Guerreiro disse...

eu boto tudo na minha bolsa e dou pro meu noivo carregar também. hahahhaha

mas vou te dizer que os jovens coreanos costumam carregar umas bolsas enormes, muitas com bichinhos fofos, como, aliás, tudo que eles possuem.

Gastón disse...

nana, aí no Rio eu não sei, mas aqui em Sampa a gente usa bolsa sim. Eu venho de bolsa-carteiro todo dia pra agência. Pra carregar o monte de tralha (camera digital, celular, carteira, carregador de celular, etc...).

Nana disse...

Natália,
Sempre te vejo comentando no blogue do Bernardo. Bom te ver por aqui! É isso aí, homens de bolsa! Já!

Gastón,
Pois é, no trabalho vocês até usam bolsa... O problema é na night, sempre pedindo pra gente carregar seus trecos.