quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Você rói unhas? Vai se tratar!

Foi criado na Holanda o primeiro centro especializado no tratamento de onicofagia - o vício de roer as unhas. A clínica funciona na cidade de Venlo e espera receber pacientes do mundo todo. Estima-se que só na Holanda 2 milhões de pessoas tenham esse vício.

Segundo pesquisa, 45% dos adolescentes, 33% das crianças e 15% dos adultos são roedores compulsivos de unhas. E parece que o negócio funciona mesmo: 98% das pessoas que se submetem ao tratamento de quatro semanas conseguem parar.

Eu me pergunto: como será esse tratamento? Lá em casa, minha mãe começou oferecendo brindes para quem tivesse unhas para cortar. O método não funcionou e ela partiu pra uma estratégia mais pesada: comprou um esmalte com gosto ruim, passou nos sabugos das nossas unhas e disse que era 'esmalte de barata'. Traumatizou.

12 comentários:

Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade disse...

só 33% das crianças? como assim???

Cláudia disse...

Já minha mãe tinha manicure que ia em casa e começou a dizer pra eu pintar as unhas, que ficariam lindas etc.
Aí, pintadinhas, eu tinha pena de roer. Passei a comer a lateral do dedo, mas isso é só um detalhe.

Esmalte de barata é bem coisa de mãe!!! Pior que é mais eficiente do que qualquer outra coisa na vida, até porque barata brilha né?

beijo

Catarina Chagas disse...

Pô, esmalte de barata é terrorismo! Isso não se faz!

Nana disse...

Vivi,
É o que diz a pesquisa. Você acha que muito mais crianças roem unha? É, se for pegar o exemplo lá de casa... Lá 100% das crianças roíam unha, né?

Cláudia,
Eu roía as unhas e os cantinhos dos dedos. Éééé, barata brilha! Eca!

Cata,
Mas funcionava... Bom, por um tempo.

Renatinha disse...

hahahahahha minha mãe também me passava este esmalte.... trauma geral.... bjs Re

Unknown disse...

Ainda tenho esse vicio, talvez herança de um vida passada em que talvez tenha nascido um cachorro magro cujo roer de ossos foi passado via memória coletiva para essa outra vida!!

Tati disse...

ah, eu passei por isso!!!! lembro das minhas unhas amarelas pelo tal esmalte!!!

Até que um dia, o garoto que fazia rodizio comigo e por quem eu era apaixonadíssima falou na fila da escola:
"a mãe dela é uma bruxa, pinta a unha dela de veneno!!!"
NUNCA MAIS!!!!

Nana disse...

Re,
Você usou o esmalte! Sua mãe também dizia que era de barata?

André,
De vez em quando eu ainda rôo as unhas (final de campeonato com Vascão jogando e outras situações de estresse). Mas as pelinhas e cantinhos dos dedos eu rôo sempre!

Tati,
Mais uma! Caramba, esse esmalte era mais pop do que eu pensava! Bruxa, veneno? Esse garoto via televisão demais!

4rthur disse...

vendo fotos dos últimos anos, reparei que estou sempre com os lábios descascados. É que, além de roer unhas, também arranco uns pedacinhos de pele da minha boca! Eita! Talvez na época em que eu fumava fosse menos pior...

Nana disse...

4rthur,
Eu rôo unha, pelinha do canto do dedo, pelinha da boca... E fumo! Ô fase oral mal resolvida!

Ana Téjo disse...

Pois lá em casa, nem o esmalte de barata funcionou com as crianças.
Fico aqui imaginando como será esse tratamento holandês... pra funcionar demaneira tão definitiva, só cortando as pontinhas dos dez dedinhos roídos, não?

Anônimo disse...

Oi Nana

Tudo bem meu nome é Patrícia, estava fazendo pesquisa sobre desenho de tatuagem de sereia (quero fazer uma) e abri o seu blog e vi que vc fez uma tatto com Rogélio Santiago Paz de Brasília, e contou a história do desenho de sereia que ele fez para sua sobrinha, estou doída buscando um desenho de sereia digno de uma tatuagem e não acho nada.
Queria ver, se vc não me passaria email, site qualquer coisa para entrar em contato com o Rogélio ou se poderia falar com a sua sobrinhas e se ela permitir que eu faça uma tatto do desnho dela, eu iria adorar, vc poderia scanear o desenho dela e enviar para mim por email?
Meu email é: patyalvares@yahoo.com.br

Aguardo contato, Obrigada
Patrícia