sexta-feira, 22 de junho de 2007

Complicada e nada, nada perfeitinha

Como diz a música, é tão bom não ser divina! Mas eu, como boa ariana – não que eu acredite em horóscopo, mas se a descrição de áries sou euzinha, que é que eu posso fazer? – , tendo a reparar muito mais nas minhas qualidades (que são muitas) do que na minha imensa coleção de defeitos. Por isso, para treinar a minha quase inexistente modéstia, resolvi escrever sobre as minhas características, digamos, não tão positivas assim.

Sou nervosinha, intolerante. Desconto todas as frustrações nas pessoas mais próximas. As mais queridas e que eu tenho certeza que vão perdoar meus arroubos de chatice sofrem com as minhas explosões. Inconseqüente, faço e falo, só depois penso. Tenho um talento teatral não descoberto. Por isso, sempre que há oportunidade faço um drama com problemas facilmente contornáveis, ridículos mesmo.

Muito bagunceira, só arrumo as tralhas quando a bagunça começa a me incomodar. Só que o nível de bagunça que me incomoda está muito acima do que apavora a maioria das outras pessoas. A Graça, faxineira milagrosa, está com problemas de saúde na família e há duas semanas não aparece. Adivinha se eu me cocei pra arrumar a casa? Taí outro defeito: sou preguiçosa pra caramba. A louça já está criando vida na pia e daqui a pouco a pilha de roupa pra passar chega no teto. O carro eu não lavo quase nunca. Como não jogo lixo na rua, ele se acumula no tapete do carona e dentro das minhas bolsas.

Compulsiva com tudo: compras – CDs, roupas, sapatos, tenho tudo demais e continuo comprando – , comida, tatuagens, sexo, drogas, roquenrou. Egoísta, tenho ciúme de coisas e de pessoas. Detesto emprestar livros e DVDs. Os CDs eu não empresto de jeito nenhum. Mas com dinheiro eu não sou egoísta. Muito pelo contrário, sou gastadeira, perdulária, sem noção.

Completamente irresponsável, acho que nunca vou deixar de ser adolescente. Tempinho bom aquele, quando te sustentam enquanto você estuda, aprende, faz cursos. Tem tanta coisa que eu ainda quero aprender. Só que agora eu tenho que trabalhar pra pagar as contas. E trabalhar é chaaaaato... Olha a preguiça aí de novo! Sempre deixo pra depois de amanhã o que eu poderia ter feito ontem.

Crítica demais, sincera demais. Já magoei muita gente com a minha franqueza excessiva. E mais: sou mimada, cheia de vontades, impaciente, chatinha, esquecida (praticamente esclerosada), gulosa, desorganizada, auto-referente, hedonista, debochada, inconstante, convencida, relaxada, reclamona, maluquinha, viciada em novela, insubordinada, abusada, incoerente, acomodada, possessiva, chantagista emocional, imediatista, carente, mal educada... Mas sou bem legal, no fim das contas. Acredita?



Vivo (Lenine)

Precário, provisório, perecível,
Falível, transitório, transitivo,
Efêmero, fugaz e passageiro:

Eis aqui um vivo.

Impuro, imperfeito, impermanente,
Incerto, incompleto, inconstante,
Instável, variável, defectivo:

Eis aqui um vivo

E apesar
Do tráfico, do tráfego equívoco;
Do tóxico do trânsito nocivo;
Da droga do indigesto digestivo;
Do câncer vir do cerne do ser vivo;
Da mente, o mal do ente coletivo;
Do sangue, o mal do soropositivo;
E apesar dessas e outras,
O vivo afirma, firme, afirmativo:
“O que mais vale a pena é estar vivo.”

Não feito, não perfeito, não completo,
Não satisfeito nunca, não contente,
Não acabado, não definitivo:

Eis aqui um vivo.

Eis-me aqui.

15 comentários:

Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade disse...

Hahahaha!!!! Vou ter de concordar com tudo!!!! Te amo, minha chatinha!!

Renatinha disse...

hahahahah ótimo texto... e amo Lenine... bjs Re

Renatinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
4rthur disse...

Autocrítica é algo muito nobre, ainda mais assim, num blog, na frente de todo mundo. POnto pra você. Teria que vender aquele carro cheio de papéis de bala e folhetos de imobiliária jogados nos tapetes de borracha pra chegar nesse resultado através de análise.

A parte da compulsão foi a que eu mais me identifiquei.

Nana disse...

Vivi,
Também te amo!

Re,
Que bom, adoro seu blogue!

Ei, você que apagou o comentário! O que houve? fiquei curiosa.

4rthur,
Sei não, acho que meu carro não ia dar nem pra pagar o primeiro ano de análise... Bom, mas eu não acredito nisso, mesmo. Prefiro contar meus problemas pra todos vocês!

Diogo Lyra disse...

Como um bom libriano devereia eu ser alguém equilibrado. Mas confesso que tendo, tal qual você, a ser a criatura mais condescendente consigo mesma da face da Terra!!!!
Mas sigo o mesmo caminho e tento segurar a onda dessa paixão desgovernada por si mesmo para me olhar com mais verdade.
Afinal, sou apenas mais um sujeitinho intragável!!!
Inté!

Anônimo disse...

oi nana, eu amei seu blog...

gostei da maneira que descreveu seus defeitos, ficam até parecendo qualidades.

você só esqueceu de dizer que às vezes canta mal...rsrsrsrrs

saudades gigantes de você.

Anônimo disse...

Adoooooooooreiiiiii!!!
Descobri que,apesar de ser aquariana,temos algumas coisas em comum,além do Pilates...
A mais forte é a dificuldade de localização.Nem aquele mapinha acho que resolveria prá mim...rsrsrsrs.

Rodolfo Barreto disse...

Hahaha
Parabéns por contar tantos defeitos. Isso é uma qualidade ;)

Nana disse...

Diogo,
A gente vai crescendo e aprendendo a conhecer melhor os nossos defeitos, né? Bom mesmo é rir de si mesmo...

Ionara,
Que saudade, menina! Temos que nos encontrar pra soltar a voz! Au au au; ió, ió; miau,miau, miau; cocorocó! Hahaha

Lia,
Ai, que saudade do pilates! Se tudo der certo, na semana do dia 16 tô voltando!
Acho que vou juntar todos que se declararam perdidinhos como eu e vamos tentar comprar GPSs com desconto!

Nana disse...

Rodolfo,
Como eu disse, as qualidades são infinitas! hahaha

Unknown disse...

Nana, sabia que esse seu sorrisão disfarça todos esses seus defeitinhos?
Beijos

Anônimo disse...

Não Nana... tinha dado pau e publiquei 2 vezes o mesmo.... sorry... bjs Re

Nana disse...

Flavinha,
Obrigada!

Ah, tá, Re.

Anônimo disse...

hey


just signed up and wanted to say hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.