terça-feira, 26 de junho de 2007

Pela volta da Luluzinha

Ontem me dei conta de que nunca mais vi um gibi da Luluzinha. Fui até um jornaleiro investigar e me informaram que há muito tempo a Lulu e o Bolinha sumiram das bancas. Como eu não percebi isso antes? Foi aí que me deu uma vontade incontrolável de ler as tais revistinhas. Decidi começar uma campanha pela volta da Luluzinha!

Quando eu era criança, lia muita revistinha. Teve uma época em que meus pais foram obrigados a encerrar uma conta que tinham na banca perto de casa porque eu pegava TODOS os gibis. Imagino a fortuna que eles desembolsavam. Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento – ainda não existia gibi da Magali –, Pato Donald, Mickey, Tio Patinhas, Zé Carioca, mais a Luluzinha e o Bolinha. Todo mês!


Acho que herdei esse gosto do meu pai. Já grandinha, descobri lá no alto da estante uns gibis muito maneiros – parece que ele tinha um pouco de ciúme das revistinhas dele, com toda a razão. Encadernados em capa dura, formato grande, se chamavam simplesmente Gibi. Neles havia historinhas de vários personagens. Uns que eu nem gostava tanto, tipo Homem Aranha e Mandrake . E muitos que eu adorava: Fantasma, Betty Boop, Recruta Zero, Peanuts, Lucky Luke, Annie, Hagar. Mas eu lia todos.



O Gui (meu pai) também tinha dois livros fantásticos da Turma do Pererê (do Ziraldo), que eu li umas cem vezes cada um. Me lembro nitidamente de um episódio sobre uma festa junina. As meninas, Tuiuiú e Boneca, faziam uma simpatia – cravando uma faca na bananeira – pra descobrir com quem iriam se casar.
Compro revistinha até hoje, de vez em quando, mas só as da Turma da Mônica – a moça da banca, que me olhava com uma cara meio engraçada, até já se acostumou. Não tem coisa melhor pra ler no banheiro. Por isso fiquei um pouco culpada de não ter sentido falta da Luluzinha antes. Minha amiga de infância, pô!

Me deu uma saudade súbita da Aninha, do Careca, da dona Marocas, do pai da Lulu (será que ele se chamava Palhares? acho que sim), do Clube do Bolinha – onde menina não entrava – , do Alvinho, da Alcéia e da Meméia, do Plínio, da Glorinha, do Seu Miguel, inspetor da escola que corria atrás dos meninos que cabulavam aula. Aliás, esse verbo, cabular, eu só vi nas revistinhas da Lulu. Por que será que pararam de editar essa maravilha?

A campanha está lançada. Se voltarem a publicar o gibi, me comprometo a comprá-lo todo mês. Viu, editora Abril?


9 comentários:

Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade disse...

Nana, boa notícia pra você: as revistas da Luluzinha continuam disponíveis no mesmo velho armário do quarto da estante! Você poderá encontrá-las quando de sua visita a Brasília!! De vez em quando pego a Yara com uma delas. Também tenho comprado alguns dos velhos Gibis do Asterix e do Luke Lucky, te empresto pro banheiro (hahaha). Tenho alguns até em francês, espanhol e inglês, para você se distrair um pouco mais!!!
P.S. Nem pensar em levar as da Lulu pro Rio, viu?

4rthur disse...

Eu lembro de ter comprado a Magali 1. E lembro que preferia muito mais as historinhas antigas do Mauricio, da época da Abril. quando foi pra Globo meio que encaretou, sei lá.

Agora, a que eu gostava mesmo, de colecionar e comprar em sebo números antigos, era a MAD. Como eu me divertia lendo as palhaçadas do Ota, Al Jaffee, Aragonés e cia. Este último, aliás, fazia também a revista do Groo, uma espécie de Conan idiota e irresistível, viciado em queijo derretido.

E Mafalda, vc nunca se amarrou? Acho que Mafalda e Calvin são os quadrinhos mais politizados que já li.

beijo

Anônimo disse...

Iai Nana,

Tive uma nostalgia dessa sexta passada, mas comprei um pocket book com várias tirinhas da Rê Bordosa!!!

Saudade!

Beijão...

Renatinha disse...

Também gostava de Luluzinha, mas amava um que era Misty... durou poucas edições.... mas me marcaram... gibi é bom demais, né? bjs Re

Nana disse...

Vivi,
Vou sequestrar as Luluzinhas!

4rthur,
Acho que também comprei a Magali 1. Concordo com você no lance da mudança de editora. Encaretou, mesmo. E as cores ficaram estranhas. Mas mudou de novo, a Mônica agora tá numa tal de editora Panini.
Mad meu pai também comprava de vez em quando, mas eu era muito pequena, não achava tanta graça. Acho que hoje em dia eu iria gostar.
AMO a Mafalda e o Calvin!!!

Sadao,
Eu tenho esse pocket da Rê Bordosa! Demais, né?

Re,
Misty? Esse nome não me é estranho...Acho qu eu também gostava. Reavive a minha memória!

Anônimo disse...

Oi Nana,

vim conhecer o seu blog e gostei muito!

Resolvi comentar esse post porque também fui uma aficcionada por gibis. A minha gigantesca coleção ficou na casa da minha mãe (se é que ela não aproveitou a minha distância para se livrar de todas junto com os ácaros). Além de todas as mencionadas até agora, eu me lembrei também de umas coisas bizarras do tipo revistinha dos Trapalhões, do Ziraldo (não sei se era do Bichinho da Maçã), da Moranguinho e de uma personagem chamada Rainbow Brite. Nessa história cada personagem tinha uma cor, lembro da Lulu Índigo como se fosse hoje!

Puxa, queria muito lembrar como era essa revistinha da Misty...

Beijão!

P.S.: falando em Luluzinha... você se lembra da Pobre Menininha? Hahahahahahahahaha :))))))))

Nana disse...

Oi Mulher Solteira!
Sou fã do seu blogue, que honra receber sua visita por aqui!
Minha coleção também ficou na casa da minha mãe, mas a minha sobrinha tomou posse dela, salvando-na do triste destino de ir parar no lixo (destino que eu tenho certeza que minha mãe planejava pra coleção).
Claro que lembro da Pobre Menininha, como não?
Beijo, volte sempre!

Unknown disse...

Olá Nana, ja que vc ama as revistas da luluzinha, que tal comprar as minhas duas edições de 1962?
Caso vc não se interesse, e saiba de alguem que o queira, por favor me escreva: mmocherie@hotmail.com
Fiquei muito feliz em perceber que os brasileiros, apesar de sua minoria, ainda amam os livros.
Um abraço, felicidades e parabéns.

Anônimo disse...

Boa noite,

Também passei minha infãncia lendo Lulu e Bolinha e sou fã de carteirinha dos personagens até hoje (com 22 anos). Faço pesquisas sobre os personagens. Mas infelizmente há alguns poucos materiais completos raros, como histórias completas em quadrinhos em inglês e inclusive esboços da Editora Abril a venda no Ebay. Tem mais é capas de gibis e dos livros especiais, além de videos dos desenhos em Inglês, produzidos na década de 40, no You Tube, que são raros e nunca passaram no Brasil (que eu saiba - já que os que a gente conheçe eram dos anos 80 e 90, exibidos pela Globo e SBT) e com algumas postagens repetidas (por usuários diferentes). Se ela voltasse com tudo, ia fazer a alegria de muitos fãs e, espero, que os mais novos irão gostar.

As emissoras de televisão também podem colaborar, aquí no Rio Grande do Sul são três emissoras que transmitem Pica-Pau (TV Record, TV Cristal - através da Rede Brasil de Televisão e Ulbra TV) e infelizmente nenhuma passa os desenhos da Luluzinha.

Eu quero ser dono de sistema de comunicação e na minha emissora de TV vou transmitir o desenho da Luluzinha. Já a minha editora quero publicar gibis da Luluzinha e do Bolinha, não sei como, mas quero. Já que a Western Publishing Company (distribuidora na época) não tem site. As Revistinhas da Lulu e do Bola vão ser publicadas a cores e iguais as Editora Abril. Vai dar trabalho, mas nós fãs vamos a luta !!!

Abraços