quarta-feira, 13 de junho de 2007

Futura ex-míope


Sou míope desde os 8 anos. Bom, pelo menos foi aí que descobriram. Uma professora notou que eu fazia o maior esforço pra ler no quadro. Daí pro consultório do oftalmologista e depois pra ótica foi um pulo. E de nada adiantou espernear, dizer que eu nunca ia usar aquela porcaria na cara. A miopia galopante, que começou com 0,25 grau, chegou a assustadores 7 graus. De modo que eu não me enxergo no espelho de manhã.

Aos 15 anos, descobri o que eu acreditei por muito tempo ser a maior invenção da humanidade: as lentes de contato. Finalmente estava livre dos malditos aros acoplados a lentes de fundo de garrafa! Foi amor à primeira vista. Sempre nos demos muito bem, eu e as minhas gelatinosas. Até agora.

Há coisa de um mês, meus olhos e as lentes pararam de se entender. Tá certo que eu usava as lentes mais de 12 horas por dia e que não as tratava com a assepsia recomendada. Mas sempre foi assim, por que inventaram de me sacanear agora?

Um belo dia, acordei com o olho direito vermelho sangue, sem conseguir nem abrir direito. Achei que era conjuntivite, corri pro primeiro oftalmologista do plano de saúde que tinha horário livre. Diagnóstico: intolerância à lente. Quase chorei ali mesmo. E cá estou, usando os óculos medonhos que deixam meu nariz oleoso e machucam atrás da orelha.

A solução é uma só: seguindo o exemplo da minha irmã Dani, marquei a cirurgia. Estou de passagem comprada pra Brasília – é, porque eu só tenho coragem de operar se for com o Dr. Vicente, meu oculista desde criança – e entro na faca (ou melhor, no laser), pela primeira vez na vida, no dia 3 de julho.

Se não dá medo? Muito medo! Ainda mais quando me lembro que vou ficar de olho aberto, vendo toda a operação. Pôxa, não podiam fazer com anestesia geral? Mas aceito qualquer coisa pra não ter que passar o resto da vida usando óculos. E a Dani falou que não tem nada melhor que acordar enxergando tudo. Adeus miopia, sai desse olho que não te pertence!

12 comentários:

Catarina Chagas disse...

Depois de você, vou eu. Falta só a coragem.

Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade disse...

Já estamos te esperando!! E pode deixar que eu te busco no aeroporto, viu? Amanhã vou tentar lembrar de ligar pro Rogélio e marcar seu horário!!

Cláudia disse...

minha irmã operou miopia e ela mora em... Brasilia!
Ela tá no melhor dos mundos depois que operou, Nana.
boa sorte!!!

Nana disse...

Cata,
Vamos lá, garota, coragem!

Vivi,
Me busca, eu mereço! E marca logo essa hora com o Rogélio! Já até escolhi o desenho...

Cláudia,
Obrigada! Preciso mesmo de exemplos de operações bem-sucedidas!

. fina flor . disse...

Sorte pra você, querida........ Eu mooooooooorro de medo dessa cirurgia, rs*

beijocas

MM

Unknown disse...

Oi Nana! E eu nem sabia que vc era miope desse tanto. De acordo com o oftalmologista da minha família, eu e minha irmã somos um milagre por não sermos míopes. Papais tinha 8,5 graus. Ele nadava de óculos.........hahaha
Vai dar tudo certo. Tô aqui na torcida.
Beijos

Nana disse...

Mônica,
Também morro de medo. Se os meus olhos não tivessem começadp a rejeitar as lentes, eu não faria isso "jamais dans la vie"!

Flavinha,
Que sorte a sua, amiga!
Mas sabe que outro dia li uma matéria que dizia que descobriram que miopia não é genética, como pensavam, mas tem a ver com estímulos recebidos na infância.

4rthur disse...

oi. te achei no site do dahmer. gostei muito do seu blog, o que é raro em se tratando de blogs sobre a vida de pessoas que não conheço. acho que é o jeito que você escreve, claro e sem firulas.

também tenho medo de injeção, que nem sua irmã, e de operações, que nem você. Pra mim, anestesia geral devia ser instituída pra qualquer intervenção cirúrgica. Sem contar que dá um baratinho bem interessante.

Até.

Nana disse...

4rthur,
Que bom que você gostou, volte sempre!
Anestesia geral ou, no mínimo, um valiumzinho, né?

Bernardo Esteves disse...

Ah, eu bem queria. Não tenho muito medo não: já ouvi muitos relatos legais de gente que fez. Mas descobri que com o grau que eu tenho (2.0 em cada) o convênio não banca, aí complicou um pouco mais. Muita gente vai dizer que estou chorando de barriga cheia, mas a verdade é que sem óculos não sou ninguém. E, ao contrário de você, nunca me acostumei à lente, que sempre foi um corpo estranho no meu olho...

Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade disse...

Não acontece mais nada aqui????? Exijo post todo dia!!!!

Nana disse...

Bernardo,
Tira a mão do bolso, rapaz!

Vivi,
Inspiração zero. Mas devo postar hoje ou amanhã, o mais tardar. Aguarde.