segunda-feira, 30 de julho de 2007

Dilúvio

[ilustração do weno]


Eu estava num ônibus, acompanhada de alguns amigos que na verdade não se conhecem, mas no sonho se conheciam. A Loli, minha prima, estava na poltrona ao meu lado. Também estavam no veículo a Ana e a Catarina – amigas do trabalho – as minhas irmãs Dani e Vivi, minha avó Liane, o Maranhão e o Claudião – amigos de Viçosa que eu não vejo há anos. Só me lembro desses, mas tenho a impressão de que todos os ocupantes daquele ônibus eram meus amigos.

A viagem corria tranqüila, quando começou a chover muito. O dilúvio se transformou numa enxurrada, que atingiu o ônibus e o empurrou numa velocidade de montanha-russa. Eu só conseguia me preocupar com as minhas malas no compartimento de bagagem. “Droga, minhas roupas devem estar todas manchadas”, pensei.

Acordei, tudo escuro. Olhei no relógio: 5h30. Voltei a dormir.

Eu, Loli, Ana, Catarina, Dani, Vivi, minha vó, Maranhão, Claudião e os outros amigos estamos numa pracinha de cidade do interior. Parece que choveu muito por ali – o coreto está alagado, as ruas de terra viraram lama e a grama faz chuin-chuin quando pisamos nela. O ônibus sumiu. Resolvemos tomar uma cerveja e comer chocolate Nestlé com pedaços de cacau enquanto esperamos ele reaparecer. Fim.

Esse sonho não faria sentido nenhum normalmente. Acontece que estão querendo me mandar numa viagem de trabalho de dois dias de imersão no mundo da chatice. Pra piorar, essa viagem está programada para segunda que vem. No domingo à noite o M, meu namorado, chega de volta no Rio, depois de três semanas de férias no Nordeste. Não vai dar pra matar a saudade em uma noite!

Acho que vou usar esse sonho premonitório como desculpa para não ir... Será que cola?

7 comentários:

Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade disse...

Pra onde vão te mandar, Naninha???

Nana disse...

Eu chegaria de olhos arregalados e exigiria que adiassem a viagem. Diz q qdo tinha sei la, uns 10 anos, previu a morte do papagaio da familia e desde entaum vc tem sido um oraculo. Pode ate trazer um depoimento de um tarologo um astronomo. Uma noite soh p tanta saudade eh sacanagem :(
Que lindo desenho! Amei! Parabens ao artista :D
Bjs

Anônimo disse...

É, pra onde você vai? Você não me falou nada disso ontem...

Catarina Chagas disse...

Putz. E você, ainda por cima, prevê que eu vou me dar mal também? Que droga...

Bom, pelo menos se o ônibus estiver cheio de uns amigos legais a gente pode curtir um pouquinho.

Nana disse...

Vivi,
O lugar nem importa tanto. Mas as companhias...

Xará,
Será? Eu, como atriz, sou uma excelente jornalista. Não convenceria ninguém com esse teatrinho, acho. Mas não vou, não vou e não vou! Preciso de, no mínimo, uma semana pra matar saudade do meu gato!
O desenho é do Weno, clica lá que tem link pra página dele. Altas ilustrações!

Dani,
Pra onde eu NÃO vou? Pra Angra.

Cata,
Não previ o mal de ninguém, credo! foi um sonho bem legal, acordei feliz.

Unknown disse...

Ai Nana, o Claudião.. fiquei com saudades também.
Agora, esse teu sonho, me coloca aí ou!
Beijão

Tati disse...

ah, pelo visto funionou, né? Agora vai matar a saudade, que delícia......